VEJA QUAIS SÃO OS TIPOS DE FARINHA DE TRIGO

A farinha de trigo possui papel fundamental em grande parte dos alimentos que consumimos no dia a dia, seja numa receita de bolo ou mesmo na composição de pães e afins. Mas você sabe quais são os tipos do ingrediente que faz tanta diferença em nossa dieta e quais são as diferenças entre eles?

Farinha integral

A farinha integral é a mais simples de ser obtida, já que é feita a partir da simples trituração dos grãos e evita a etapa da peneiragem em uma mistura com o farelo e o gérmen, que é a parte mais nobre do grão. Trata-se do embrião da planta, de onde uma nova começa a brotar.

Farinha de panificação

Já a farinha de panificação precisa ter de médio a alto teor proteico, sendo que suas proteínas devem ser capazes de suportar os esforços do processo de fermentação do pão, determinante para o volume, crocância, sabor e aroma, devendo haver, também, uma presença de enzimas equilibrada.

A utilizada para massas, por outro lado, precisa de alto teor proteico, assim como alto teor de glúten, que é uma mistura de proteínas que se encontram normalmente no endosperma das sementes. É diferenciada da utilizada para biscoitos, que requer trigo mole de baixo teor proteico.

Farinhas domésticas

Há também as farinhas domésticas, com baixo a médio teor proteico, uma resistência baixa ao amassamento manual e cor clara. Todas elas podem possuir as seguintes classificações: especial, comum, integral e grano duro, de acordo com a parte do trigo de onde são extraídas. Com uma produção média mundial de quase 600 milhões de toneladas, o ingrediente faz parte da composição dos produtos da Pitlak, e mais curiosidades variadas podem ser encontradas em nosso blog.

Fonte: Pitlak





Facebook Posts

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: Session has expired on Saturday, 10-Nov-18 08:15:14 PST. The current time is Thursday, 15-Nov-18 12:36:06 PST.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 463
Please refer to our Error Message Reference.

VAMOS CONVERSAR

O que achou do nosso conteúdo? Divida sua opinião e comentários conosco.

FALE CONOSCO