VEJA QUAIS SÃO OS TIPOS DE FARINHA DE TRIGO

A farinha de trigo possui papel fundamental em grande parte dos alimentos que consumimos no dia a dia, seja ela numa receita de bolo ou até mesmo na composição de pães e afins. Mas você sabe quais são os tipos do ingrediente que fazem tanta diferença em nossa dieta e quais são as principais diferenças entre eles?

 

Farinha de trigo integral

A farinha de trigo integral é a mais simples de ser obtida, já que ela é feita a partir da simples trituração dos grãos e evita a etapa da peneiragem em uma mistura com o farelo e o gérmen, que é a parte mais nobre do grão. Em outras palavras, trata-se do embrião da planta, de onde uma nova começa a brotar.

 

Farinha de panificação

Já a farinha de trigo de panificação precisa ter de médio ao alto teor proteico, sendo que suas proteínas devem ser capazes de suportar os esforços do processo de fermentação do pão, pois é ele que determina o volume, crocância, sabor e aroma, devendo haver, também, uma presença de enzimas equilibrada.

A utilizada para massas, por outro lado, precisa de alto teor proteico, assim como alto teor de glúten, que é uma mistura de proteínas que se encontram normalmente no endosperma das sementes. É diferenciada da utilizada para biscoitos, que requer trigo mole de baixo teor proteico.

 

Farinhas de trigo domésticas

Há também as farinhas domésticas, com baixo a médio teor proteico, uma resistência baixa ao amassamento manual e cor clara. Todas elas podem possuir as seguintes classificações: especial, comum, integral e grano duro, de acordo com a parte do trigo de onde são extraídas. Com uma produção média mundial de quase 600 milhões de toneladas, o ingrediente faz parte da composição dos produtos da Pitlak, e mais curiosidades variadas podem ser encontradas em nosso blog.

 

Fonte: Pitlak





[custom-facebook-feed]

VAMOS CONVERSAR

O que achou do nosso conteúdo? Divida sua opinião e comentários conosco.

FALE CONOSCO