UMA VIAGEM NO TEMPO

Um cafezinho fresquinho e um pãozinho quentinho com manteiga, quem resiste? Passar por uma padaria e resistir àquele cheirinho de pão fresquinho é quase que uma tarefa impossível. A padaria normalmente é um ambiente aconchegante. Seja a mais simples, até as mais sofisticadas casas, a padaria sempre vai ser um local gostoso e com o chamariz.

As padarias começaram a ganhar o Brasil em 1835, quando estabeleceu-se o primeiro comércio de pães de trigo na então capital do Brasil, Rio de Janeiro. Em 1872, os primeiros fornos à gás começaram a aparecer na Inglaterra e alguns anos depois, em 1901, respectivamente o forno elétrico foi inventado.

Para suprir uma demanda cada vez maior, as padarias tiveram que começar a incrementar-se com fornos e equipamentos de padaria, com termostatos e afins. Esta prática de produção em escala industrial começou por volta de 1915.

 

Em Curitiba, uma das mais antigas Padarias é a tradicional Padaria América, fundada em 1913, na Rua Alferes Poli com a Sete de Setembro. Em 1928, a “Padaria América” se estabeleceu na esquina das ruas Trajano Reis e Presidente Carlos Cavalcanti, onde se encontra até os dias atuais.

 

Sinta a história das padarias nestas belas imagens antigas:

4imagem-1

4imagem-3

4imagem-4

4imagem-5

4imagem-6

4imagem-9

 

Jornalista responsável:

Celmira Milleo Costa

DRT/PR 5744 / Conrerp 2909

VAMOS CONVERSAR

Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla porttitor accumsan tincidunt. Vestibulum ac diam sit amet quam vehicula elementum sed sit amet dui.

FALE CONOSCO