UMA VIAGEM NO TEMPO: A PADARIA

Um cafezinho fresquinho e um pãozinho quentinho com manteiga, quem resiste? Passar por uma padaria e resistir àquele cheirinho de pão fresquinho é quase que uma tarefa impossível. A padaria normalmente é um ambiente aconchegante. Seja a mais simples, até as mais sofisticadas casas, ela sempre vai ser um local gostoso e com o chamariz.

As padarias começaram a ganhar o Brasil em 1835, quando estabeleceu-se o primeiro comércio de pães de trigo na então capital do Brasil, Rio de Janeiro. Em 1872, os primeiros fornos à gás começaram a aparecer na Inglaterra e alguns anos depois, em 1901, respectivamente o forno elétrico foi inventado.

Para suprir uma demanda cada vez maior, as padarias tiveram que começar a incrementar-se com fornos e equipamentos dela, com termostatos e afins. Esta prática de produção em escala industrial começou por volta de 1915.

Em Curitiba, uma das mais antigas Padarias é a tradicional Padaria América, fundada em 1913, na Rua Alferes Poli com a Sete de Setembro. Em 1928,  se estabeleceu na esquina das ruas Trajano Reis e Presidente Carlos Cavalcanti, onde se encontra até os dias atuais.

 

Jornalista responsável:

Celmira Milleo Costa

DRT/PR 5744 / Conrerp 2909





[custom-facebook-feed]

VAMOS CONVERSAR

O que achou do nosso conteúdo? Divida sua opinião e comentários conosco.

FALE CONOSCO