SAIBA COMO E ONDE SURGIU O PÃO

O pão é um alimento muito consumido no mundo inteiro, presente em diversas culinárias e totalmente inserido no cotidiano de muitas famílias – seja no café da manhã, no lanche, na torrada, acompanhando a sopa, no canapé, em receitas e outros. E um alimento tão importante assim acompanha o homem há bons anos. Conheça agora um pouco sobre a história do pão.

O trigo

Historiadores e pesquisadores estimam que uma das primeiras versões do pão surgiu cerca de 12 mil anos na Mesopotâmia (onde hoje se encontra o Iraque), provavelmente feito de cevada – um dos primeiros cereais plantado pelo ser humano na história –, mas, nessa mesma época, outro cereal começou a ser cultivado, o trigo, possibilitando a criação de misturas de pães melhores.

O trigo era um alimento consumido de forma mastigada e logo começou a ser usado para fazer farinha, que era misturada com nozes. Os pães originados dessa maneira eram duros, secos e amargos, por isso a população deixava-o em molho na água e para depois serem secos no sol.

Fermentação

Seis mil anos depois, no Egito, a fermentação começou a ser utilizada na produção de pães. A fermentação é um processo onde microrganismos se alimentam do amido da farinha e liberam gás carbônico, que passa pela massa do pão tentando ultrapassá-la, fazendo-a crescer. Nesse momento da história, o pão, por ser um alimento considerado muito rico devido a sua textura e extremo sabor, passou a ser usado até como pagamento de salários.

Mesmo tantos e tantos anos depois, o pão ainda continua tendo uma enorme importância para a população. Seus processos e maneiras de consumo mudaram. Hoje, a tecnologia utilizada em sua fabricação é de ponta, como a utilizada pela Pitlak, e sempre está em constante evolução para o melhor de seus colaboradores e clientes.

Fonte: Pitlak





Facebook Posts

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: Session has expired on Saturday, 10-Nov-18 08:15:14 PST. The current time is Thursday, 15-Nov-18 13:37:38 PST.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 463
Please refer to our Error Message Reference.

VAMOS CONVERSAR

O que achou do nosso conteúdo? Divida sua opinião e comentários conosco.

FALE CONOSCO