RUPTURA DE MIX DE PRODUTOS NO SUPERMERCADO? VEJA COMO RESOLVER

Saiba como resolver a ruptura de mix de produtos no supermercado. O principal segredo de fazer um negócio obter sucesso é fazendo os empreendedores se colocarem no lugar do cliente, olhar através da visão do consumidor. Agora, suponhamos a seguinte situação: você está com uma vontade gigantesca de comer aquele chocolate que tanto gosta, depois do trabalho passa no supermercado e, quando vai procurar o produto que deseja, não o encontra. Frustrante, né? Com certeza a sua vontade de voltar naquele estabelecimento foi por água abaixo com aquela decepção.

Consegue imaginar isso acontecendo com diversas pessoas e agora, pelo olhar de dono de negócios, enxerga quantos clientes seu estabelecimento está perdendo por um simples deslize ao calcular quais produtos ou a quantidade deles que vão para as gôndolas? Realmente, todo esse cenário pode acarretar uma dor de cabeça, mas sempre há uma luz no fim do túnel. Certamente você já escutou sobre a análise de dados e, se não deu tanta importância antes, é bom prestar atenção agora.

Esta forma de fazer o estudo, tanto da loja quanto do comportamento do consumidor, pode ser a melhor amiga de um empreendedor. Como? É simples. Com o a análise de dados, é possível saber quais produtos estão sendo mais ou menos comprados, qual a preferência do consumidor e, a partir disso, administrar corretamente a quantidade de cada produto nos estoques e nas gôndolas. Tudo gira em torno das demandas de cada produto, então é possível saber o número certo de unidades de cada produto para o estoque, evitando o desperdício de comida e dinheiro.

Segundo a revista Exame,

1. Compare o número de itens em falta com o total de itens normalmente vendidos na loja. O Comitê de Prevenção de Perdas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) estima que, para cada quatro pontos percentuais reduzidos na ruptura de um item, a loja ganhe um ponto nas vendas desse mesmo item.

2. Planeje melhor as compras. Muitas rupturas de mix de produtos ocorrem quando a empresa não faz uma encomenda maior para produtos que possuem prazo de entrega mais dilatado.

3. Fique atento aos produtos que representam a maior parte das vendas. É importante fazer uma análise periódica da demanda para garantir que os produtos mais vendidos estejam sempre em estoque.

4. Considere as sazonalidades. Monitore a sua operação para não perder picos de venda por atrasos nos pedidos ou nas entregas do fornecedor.

5. Inclua a ocorrência de rupturas em seu histórico de vendas. Se ela não for considerada no cálculo de demanda, o erro tenderá a se repetir.

6. Agilize a reposição de produtos nas gôndolas e redobre a atenção na checagem de prateleiras e estoques. Essa é também uma forma eficiente de evitar que o consumidor não encontre o que procura.

7. Interligue informações. A integração de dados de todos os setores, desde a frente de loja até centro de distribuição, é fundamental para que não haja divergências de informações entre o controle de estoque e a demanda dos consumidores.

8. Invista em tecnologia. Muitos supermercados ainda trabalham sem um sistema integrado de gestão para sincronizar dados, controlar vendas com mais rigor, estimar melhor a demanda e monitorar o nível do estoque com mais precisão. Um ERP robusto e bem integrado pode reduzir muito as chances de haver faltas no estoque. Além disso, ele pode ser usado para registrar queixas dos clientes sobre falta de produtos, acionando um alerta para a ruptura daqueles itens.

9. Pesquise soluções no mercado. Muitas tecnologias que facilitam a gestão e oferecem resumos dos principais números da operação, inclusive do estoque, têm preços acessíveis mesmo para micro e pequenas empresas.

Viu como não é nada complicado organizar todas as necessidades da sua loja e prevenir a ruptura de mix de produtos? Aproveite para ficar ligado em todos os meios de mídia da Pitlak, você encontrará dicas e orientações valiosas para fazer seu negócio crescer cada dia mais!





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