ORIGEM DO CONGELADOR: O FIM DO LEITE AZEDO

Você já sabe que a Pitlak oferece produtos congelados variados de altíssima qualidade, como pães, salgados e aqueles de confeitaria. Entretanto, você tem ideia de como surgiu a possibilidade de que tais alimentos fossem conservados de tal maneira em lugares nos quais a Elza de Frozen não pôde chegar?

 

Lá no século 18, houve aumento na produção agrícola, e era difícil manter tudo fresquinho. Imagine o sorvete então! Tudo bem que essa iguaria surgiu, provavelmente, há cerca de 3 mil anos, na China, mas ela não tinha leite em sua composição… E você sabe como tal produto estraga rápido. Quem nunca chorou sobre o leite azedo?

 

Em 1755, um escocês chamado William Cullen conseguiu fazer um pouco de gelo utilizando vapor de água em vácuo dentro de uma campânula, sendo que a primeira máquina industrial de compressão de éter surgiu em 1855, na terra do Obama (só que na época o presidente dos EUA era Franklin Pierce). Ah, o éter pode ser encontrado naquele seu analgésico do armário do banheiro.

 

Mais uma série de experiências ocorreu em países como França, Suiça e Londres nos anos que se seguiram, mas em 1913, também na Terra do Tio Sam, surgiu o que pode ser considerado o primeiro refrigerador doméstico, inventado por Fred W. Wolf. A novidade consistia em uma unidade montada sobre uma caixa de gelo. E você achando que o trabalho do Kistoff, também do Frozen, era inútil, né? Quebre o gelo, então, do gélido coração!

 

Alguns anos se passaram e, em 1947, no Brasil, na cidade catarinense de Brusque, dois amigos chamados Guilherme Holderegger e Rudolf Stutzer adaptaram um aparelho importado e criaram a primeira versão Herbert Richers da nossa conhecida geladeira atual. O resto é mais História, e você pode encontrar alguns resultados dessa fascinante busca pelos pães congelados que podem durar cerca de 90 dias — disponíveis em nosso catálogo de produtos.

 

Fonte: Pitlak

VAMOS CONVERSAR

Pellentesque in ipsum id orci porta dapibus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla porttitor accumsan tincidunt. Vestibulum ac diam sit amet quam vehicula elementum sed sit amet dui.

FALE CONOSCO