O CLIENTE ALÉM DE TER RAZÃO, TEM PODER

O cliente tem sempre razão”. Apesar de a frase ser tão usada nos negócios a ponto de virar clichê, na prática, a história é outra. Uma pesquisa da IBM aponta que, enquanto no Brasil 55% dos executivos afirmam que os consumidores exercem forte influência sobre as atividades de suas empresas, somente 30% dizem entendê-los.

A falta de compreensão parece injustificável na medida em que, para os presidentes de empresa, os consumidores são o segundo grupo que mais tem influência sobre a organização (estimada em 55%), perdendo apenas para o time de executivos (78%). Na opinião dos CEOs, até mesmo o conselho de administração interfere menos na estratégia das empresas, com 53%.

Em pesquisa recente da Associação Paulista de Supermercados mostra que 37% das pessoas, ou seja, mais que um a cada três brasileiros, já deixou de frequentar algum supermercado por problemas de atendimento ou produto. A facilidade pelo número de lojas, a quantidade de informações e o acesso pela internet são fatores que deixam o cliente mais atento as possibilidades e mais antenados para “brigar” pelos seus direitos.

Segundo a mesma pesquisa, 25% das pessoas se informaram recentemente sobre direitos do consumidor, sendo que esse número é ainda maior nas classes A e B (33%), entre as pessoas com nível superior (36%), moradoras de cidades médias ou nas capitais (32%), ou seja, são pessoas com mais acesso às informações.

Sem dúvida alguma o acesso à informação é um grande diferencial que dá ao consumidor o poder, e consequentemente, tendo mais conhecimento passa a ser mais exigente.

A tecnologia também é catalisadora no acesso à informação. Os consumidores brasileiros estão muito mais ativos no uso do celular como instrumento de pesquisa de preços.

Segundo a mesma pesquisa, 53% dos entrevistados pesquisam produtos e outros 45% disseram ter comparado preços quando perguntados sobre fazer compras usando aparelhos móveis. A média global é bem menor, 44% e 38% respectivamente.

Com as redes sociais, o consumidor passou a ser um influenciador, um produtor diário de informação, e não apenas a comunidade mais próxima. Antes quando o consumidor era mal atendido, comentava com os amigos e familiares. Hoje o mal atendimento vira vídeo, áudio, é publicado nas redes sociais e em minutos o estrago foi feito.

Um consumidor com poder e que sabe o que quer, é uma vantagem competitiva, principalmente para os pequenos negócios, que estão abertos a ouvir e que são mais flexíveis, e que podem facilmente, incorporar aos negócios as exigências do consumidor.

 

Jornalista responsável:

Celmira Milleo Costa

DRT/PR 5744 / Conrerp 2909





Facebook Posts

Aproveitamos o Dia das Crianças para trazer um pouco de brincadeira e felicidade aos nossos colaboradores. O brinde foi para a família, mas principalmente para a criançada: Entregamos os novos Bolos Mini Chefs para os filhos dos colaboradores decorarem. Foi um Mini Chef melhor que o outro!
Em breve a gente vai falar mais desta novidade por aqui...
... See MoreSee Less

View on Facebook

3 days ago

Pitlak - Bakery Solutions

Hoje homenageamos o carro-chefe da Pitlak desde 2004: o pão!
Temos muito orgulho em trabalhar todos os dias com muita dedicação para oferecer os melhores pães aos nossos clientes.
... See MoreSee Less

View on Facebook

Criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser. Com imaginação, diversão e alegria a gente consegue travar nossas batalhas e descobertas.
Todos os dias.
Feliz Dia das Crianças!
... See MoreSee Less

View on Facebook

Se você não tem rotisseria em seu estabelecimento, a Pitlak te oferece a solução certa para seu negócio oferecer esta opção e ter um delicioso mix de salgados.
Além de uma massa bem temperada e macia e MUITOOO RECHEIO, nossos promotores-padeiros mostrarão à sua equipe o jeito certo de prepará-los no ponto exato.
Ao terceirizar a produção de salgados, você economiza em treinamentos, maquinários e estrutura para a cozinha, tempo de produção (que pode ser aproveitado com outros afazeres em seu estabelecimento) e, por fim, dinheiro, já que não precisará investir em nada do que foi citado acima!

Saiba mais em https://buff.ly/2y795Bs
... See MoreSee Less

View on Facebook

Ficar atento à gestão financeira pode fazer a diferença na lucratividade do varejo. Principalmente quando se fala em supermercados, onde o fluxo financeiro é grande, mas os valores negociados no dia a dia não são necessariamente altos.

Fizemos um post especial em nosso blog sobre isso, com dicas especiais para o setor supermercadista e de padarias: https://buff.ly/2P4t87D
... See MoreSee Less

View on Facebook

VAMOS CONVERSAR

O que achou do nosso conteúdo? Divida sua opinião e comentários conosco.

FALE CONOSCO