ENTREVISTA COM O PROMOTOR FLÁVIO SCHMIDT – O DESAFIO DIÁRIO DE CONQUISTAR O CLIENTE
“Um trabalho fantástico”, assim Flavio Schmidt, Padeiro Promotor da Pitlak descreve seu dia-a-dia na empresa onde atua há praticamente 7 anos. Flávio possui a tarefa de apresentar todos os itens da empresa aos clientes, depois a implantação, capacitação e treinamento da equipe.
Flavio começou a trabalhar com panificação em 1994, jamais imaginava que seguiria nessa área. “Comecei trabalhando e manipulando vários tipos de pães com receituários praticamente de forma artesanal”, comenta. “Logo veio as pré-misturas, isso significava que o hábitos e costumes estavam mudando e as padarias tiveram que se adaptar essa mudança e não parou. Fiquei desempregado durante um período, foi bem difícil. Ganhei de uma tia o valor de 10 reais. Com esse valor, comprei tudo o que precisava para fazer pão em casa. E assim fiz, deu 20 pães! Assei no forno do fogão, arrumei um cesto e sai de porta em porta dando uma volta na quadra e vendi todos os pães cada um a 1,00 real e voltei para casa com o dobro. E assim fiquei vendendo pães por 3 meses até que uma empresa me chamou para entrevista, onde fiquei lá por cinco anos”, relembra.
A vida de empreendedor de Flávio sempre esteve no sangue e a vontade de aprender e se desafiar sempre falou mais alto. “Depois de cinco anos trabalhando, saí para montar minha padaria no litoral de Santa Catarina onde permaneci por três anos”, comenta. Quando retornou a Curitiba, se candidatou a uma vaga na Pitlak. “Até então nem sabia da existência de pães congelados, confesso que tive um pouco de medo”, ressalta. “Mas quando comecei a manipular esses produtos, fui desenvolvendo técnicas e os resultados foram excelentes. O aprendizado não para por aí, cada dia aprendo mais e mais”, avalia.
Para Flávio, o mercado hoje está em crescimento, no entanto falta mão de obra. “Estamos na era do congelado. A qualidade do produto ofertado pela Pitlak é muito superior ao encontrado no mercado, porém muitas padarias não querem investir e acabam não pensando no consumidor final”, explica. “Tendo um excelente atendimento entre comercial, promotores e entregadores fecha-se o elo e não se dá espaço para concorrência”, enfatiza. Por isso, “trabalhar na Pitlak é um desafio diário de uma padaria diferente, e com certeza um dos melhores lugares que já atuei”, finaliza.