NEM TODOS OS ALIMENTOS PODEM SER CONGELADOS

Congelar alimentos é prático e econômico, não é mesmo? Além disso, é possível evitar o desperdício congelando sobras de almoços e jantares. Mas, infelizmente, o processo de congelamento exige cuidados e condições adequadas. Não obstante, alguns alimentos não podem ser congelados, uma vez que podem perder o sabor, a textura e as propriedades nutricionais.

Pensando nisso, separamos alguns alimentos bastante comuns que costumamos guardar no freezer de nossas casas, mas que não devem ser consumidos de outra forma que não frescos.

Iogurte

Quando congelados, os ingredientes do iogurte se separam do produto, deixando-o com aparência talhada.

Ovo

O ovo congelado por inteiro estoura a casca. No entanto, é possível congelar apenas a clara, desde que bem embalada em um saco plástico, por exemplo. As gemas, por sua vez, podem ser congeladas – também sozinhas – se forem bem batidas e temperadas com uma colher de chá ou açúcar.

Batatas

Se congeladas depois de cozidas, elas absorvem muita água, amolecem, esfarelam e escurecem. Por outro lado, na forma de purê , suflê ou fritas, não haverá problema.

Maionese

No processo de congelamento, a gordura da maionese se separa dos demais ingredientes e o alimento talha quando descongelado.

Verduras e legumes

Legumes como tomate cru, pepino e rabanete murcham, amolecem, e alteram a cor e o sabor depois de descongelados. O mesmo vale para as folhas verdes. Há folhas, como salsinha e coentro, que podem ser congeladas sem problemas.

Frutas

Pera, manga e banana têm a cor alterada em baixas temperaturas. Por isso, só podem ser congeladas se estiverem cozidas, em forma de calda ou purê.

Gelatina

Se colocada no freezer, a gelatina fica cristalizada.

Fonte: Pitlak





Facebook Posts

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: Session has expired on Saturday, 10-Nov-18 08:15:14 PST. The current time is Thursday, 15-Nov-18 14:04:21 PST.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 463
Please refer to our Error Message Reference.

VAMOS CONVERSAR

O que achou do nosso conteúdo? Divida sua opinião e comentários conosco.

FALE CONOSCO