MAIOR CONTROLE SOBRE GESTÃO FINANCEIRA AJUDA A AMPLIAR O LUCRO DA EMPRESA

Ficar atento à gestão financeira pode fazer a diferença na lucratividade do varejo. Principalmente quando se fala em supermercados, onde o fluxo financeiro é grande, mas os valores negociados no dia a dia não são necessariamente altos.

A primeira coisa a fazer para ter uma gestão financeira eficiente é destacar uma pessoa fora das operações diárias do supermercado ou contratar algum gestor para esmiuçar detalhadamente todas as entradas e saídas financeiras. Sendo assim, esse é um trabalho inicial pesado e necessita de ferramentas específicas e conhecimento em contabilidade.

A mais básica das ferramentas de gestão financeira é o fluxo de caixa das empresas, tradicionalmente demonstrado com colunas verticais referentes ao tempo (dias, meses e anos) e contas colocadas na horizontal, representando diferentes entradas e saídas de dinheiro.

É importante que esse fluxo de caixa tenha o saldo inicial, o disponível e, por fim, o saldo final, isto é, resultado da subtração do saldo disponível menos o total de saídas.

 

As 7 dicas para começar a gestão financeira:

 

•Mantenha suas próprias contas em dia para não se deixar seduzir pelos recursos do caixa da empresa.

•Determine o valor de sua remuneração mensal e não faça retiradas do caixa do supermercado.

•Tenha bem-estruturado o demonstrativo de resultados para poder planejar o futuro sem comprometer as despesas do dia a dia.

•Estude os conceitos de faturamento, lucro, despesas, investimento, assim como capital de giro, ponto de equilíbrio, etc.

•Entenda que, às vezes, é preciso assumir riscos para aumentar a lucratividade.

•Entenda a estrutura das dívidas da empresa e veja se existem alternativas melhores disponíveis no mercado.

•Assim como os gastos, é importante planejar todas as aquisições da empresa.

 

Fonte: Pitlak





[custom-facebook-feed]

VAMOS CONVERSAR

O que achou do nosso conteúdo? Divida sua opinião e comentários conosco.

FALE CONOSCO