DICAS DE PLANEJAMENTO NO SETOR DA PANIFICAÇÃO

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é conhecido por ajudar os novos empreendedores nos mais diversos setores da indústria e do comércio. Não é diferente no setor da panificação.

De acordo com o Sebrae, o setor vive um momento de novos desafios e tecnologias, buscando sua afirmação definitiva de relevância dentro do cenário econômico. Embora constituído na quase totalidade por pequenos negócios, esse mercado está diretamente relacionado com outros segmentos da economia e tem participação incisiva como potencial gerador de empregos e distribuidor de renda.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de planejamento no setor da panificação, elaboradas pelo Sebrae, para os novos empreendedores.

 

•O empreendedor deve desenvolver uma visão estratégica do negócio. Assim, ao decidir por investir numa padaria, é preciso elaborar estudos sobre os consumidores, produtos e tendências do setor. Então, isso vai permitir o entendimento dos processos, o direcionamento dos investimentos e a revisão das estratégias, sempre que necessário.

•Para aproveitar as oportunidades do negócio e ter sucesso, observe as descrições sobre localização, perfil, layout da loja (planejamento arquitetônico do interior e exterior), excelência no atendimento, degustação e controles.

•A localização da padaria e o estudo do seu entorno é que devem definir o tipo de produto e serviço que será ofertado para atender às necessidades e desejos dos clientes.

•O layout deve privilegiar o fluxo do cliente, a permitir que ele circule por toda a loja e visualize os produtos estrategicamente colocados em departamentos bem distribuídos.

•A excelência no atendimento é sinalizada com mais vendas e lucros. O bom atendimento conquista, cativa e fideliza os clientes. Então, os colaboradores devem estar treinados para esclarecer as dúvidas dos clientes, bem-dispostos e com sorriso no rosto.

 

O panificador deve ter total conhecimento do negócio dele, isso só é possível por meio da implantação de controle. Sendo assim, O acompanhamento dos indicadores de desempenho como perdas, vendas, lucros, custo de mercadoria vendida etc. permitirá atingir o sucesso desejado.

 

Fonte: Pitlak





[custom-facebook-feed]

VAMOS CONVERSAR

O que achou do nosso conteúdo? Divida sua opinião e comentários conosco.

FALE CONOSCO