CUIDADO COM O RÓTULO: INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS

Trabalhar no setor alimentício é uma grande responsabilidade, afinal, o consumidor está depositando a sua total confiança nos alimentos que compra e, além disso, está expondo a sua família ao produto que nós produzimos. Por isso, cumprir todas as exigências da legislação atual é extremamente importante para garantir a qualidade do que comercializamos e, mais que isso, a saúde e satisfação dos nossos clientes.

 

Pensando nisso, hoje trouxemos para você uma lista com todos os itens que precisam estar presentes nos rótulos dos alimentos. Se você é um fornecedor, fique atento e cumpra com a lei. Se você é um consumidor, verifique sempre os rótulos antes de adquirir qualquer produto. Antes de mais nada, começaremos listando as exceções, assim ficará mais fácil explicar o restante.

 

Glúten

Se o produto possui glúten em sua composição (substância presente no trigo, aveia, cevada, malte, centeio e seus derivados) isso significa que pessoas que têm a doença celíaca não devem consumi-lo, ou seja, a rotulagem deve apresentar a mensagem “contém glúten”.

 

Aspartame

Criado em 1965, este adoçante artificial é altamente danoso para pessoas com Fenilcetonúria, uma doença bastante rara, mas que pode ser descoberta com o teste do pezinho, após 48 horas da primeira mamada do bebê. Então, se o seu produto possui esta substância, o rótulo deve indicar.

 

Sacarose

Apesar do nome, sacarose nada mais é que o açúcar comum. No entanto, apesar de ser bastante conhecido, ele não deve ser consumido por quem tem diabetes. Neste caso, o rótulo também deve apresentar a informação “contém sacarose”.

 

Casos gerais

Agora que já listamos as exceções, vamos aos casos gerais. Independente da composição, todos os produtos alimentícios precisam conter os seguintes pontos em seus rótulos:

 

Prazo de validade, o que inclui também os prazos referentes aos produtos que modificam o seu tempo de validades depois de abertos ou dependendo das condições de armazenamento, por exemplo, produtos congelados ou mantidos na geladeira;

 

Composição, ou seja, a tabela nutricional e a composição dos produtos é uma exigência e precisa estar presente em todos os rótulos de maneira legível.

 

Origem, o que significa dizer que o consumidor precisa saber onde o produto foi produzido.

 

A quantidade presente na embalagem, mesmo que ela seja maior do que o produto que está dentro.

 

A Pitlak preza, antes de mais nada, pela qualidade dos produtos que comercializa, a fim de garantir qualidade e excelência para os consumidores.

 

Fontes: Procon





Facebook Posts

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: Session has expired on Saturday, 10-Nov-18 08:15:14 PST. The current time is Monday, 10-Dec-18 20:38:25 PST.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 463
Please refer to our Error Message Reference.

VAMOS CONVERSAR

O que achou do nosso conteúdo? Divida sua opinião e comentários conosco.

FALE CONOSCO