FIQUE POR DENTRO SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS E PROTEJA SEU COMÉRCIO

A Pitlak traz algumas informações, sugestões, dicas e boas práticas que podem ser aplicadas dentro de sua padaria contra o novo coronavírus, a fim de proteger seu cliente, veja:

 

O que é “coronavírus”?

Coronavírus é uma classe de vírus que provocam doenças com sintomas parecidos com os de uma gripe comum, mas com características de fácil contaminação. O vírus que nos afeta hoje é o Sars-Cov-2, que provoca a doença respiratória Covid-19 e, por isso, chamado de novo coronavírus.

Como é feita a transmissão e quais os sintomas?

A evolução para complicações no sistema respiratório acontece, principalmente, em pessoas com imunidade comprometida (pela idade avançada ou por doenças preexistentes). O meio de transmissão da Covid-19 é o mesmo de outros tipos de gripe e com período de incubação breve:

1. Dispersão de gotículas de secreção, através do:

• Nariz.
• Boca.
• Olhos.

2. Tosse.
3. Espirro.
4. Contato ou manuseio de objetos e superfícies contaminadas que depois levam as mãos aos olhos ou a boca.

Sugestões

Cuidados e Boas Práticas

As padarias têm normas de boas práticas instaladas e procedimentos para evitar transmissão de doenças por contágio e estas orientações servem para o atual momento do novo coronavírus, de modo reforçado.

Então, é importante ressaltar a execução rigorosa dos procedimentos, mas fundamental identificar alguns pontos que devem ser destacados, tanto em relação ao trabalho nas empresas, bem como na relação diária com seus clientes e nas famílias de cada um.

Delivery

Um dos principais pontos sugeridos é que as padarias e confeitarias que já tem sistema de delivery, ampliem sua divulgação e atuação, tornando uma opção cada vez mais atrativa para o cliente. As empresas que ainda não têm, podem implantá-lo numa rápida associação com empresas terceirizadas e/ou aplicativos e terem, de imediato, opções diferenciadas de atendimento ao cliente.

Lojas localizadas em regiões de proximidade com grandes condomínios podem promover uma reunião com a coordenação dos mesmos e montarem um atendimento diferenciado, visto que se a população está sendo incentivada a permanecer mais em seus domicílios e as padarias são lojas de proximidade, o cliente poderá ser atendido rapidamente nas suas demandas.

Dicas para seu estabelecimento

1. Converse com os funcionários e explique a eles o que está acontecendo e que não há razão para alarme. Reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene na produção, nas áreas de venda, lanchonete, restaurante, bem como nos setores de estoque, pré-pesagem, limpeza e administrativo.

2. Lavar as mãos é um dos pontos mais importantes para todos e durante todo o dia – nos locais de trabalho e na residência, bem como fazer uso do álcool gel durante trajetos de ônibus, carro, ponto de ônibus, em outras lojas e ambientes por qual cada um transite, aonde há limitação da velha e eficiente dupla “água e sabão”.

3. Implante nas padarias os Cinco Minutos da Saúde – no início de cada turno uma conversa rápida e objetiva (em pé e em círculo para que todos se vejam, reforçando o poder da equipe) tratar os assuntos normais do dia e promover lembretes dos pontos que precisam ser reforçados, corrigidos e implantados. Passe informações de real comprovação, úteis, motivacionais e descarte notícias falsas e alarmantes.

4. Disponibilize para os funcionários e clientes na loja, mantendo um frasco de álcool gel 70% ou, na falta deste, álcool líquido 70% e papel toalha. (atenção – mantenha distância de álcool perto de fogo e calor)

5. Importante que os caixas e funcionários do atendimento ao cliente façam uso constante do álcool gel higienizando suas mãos bem como balcões, mesas, check-outs, corrimão, teclados de computadores, máquinas de cartão e áreas de contato generalizado.

6. A higienização das cestinhas e carrinhos de compras pode ser feita por funcionário dedicado a tarefa, com papel toalha e álcool gel 70%, reforçando ao cliente a preocupação do estabelecimento.

7. Não manter pratos, talheres, copos e guardanapos expostos. Embalagens individuais ou caixas herméticas aonde possam ficar acondicionados são indicados.

8. Ambientes de produção e loja ventilados e com exaustão adequadas são importantes, verifique se a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado está em dia e os filtros limpos.

9. Sugestão para lojas que contém catracas é a higienização das fichas antes da entrega ao cliente ou, se possível, a suspensão temporária do uso das catracas.

10. Intensifique a limpeza de pisos, maçanetas, banheiros e áreas de grande circulação na empresa com álcool gel ou solução de água sanitária.

11. Adote sistemas alternativos de chegadas e saídas dos turnos de funcionários, dos horários de almoço e intervalos, evitando elevado número de pessoas reunidas.

12. Transforme cumprimentos de beijos e abraços em formas alternativas, como brincadeiras com os pés e cotovelos.

13. Orientar para que as filas tenham distanciamento maior entre as pessoas, respeitando a distância ideal de 1 metro.

14. Aumentar o distanciamento entre as mesas para 2 metros sem as cadeiras e 1 metro considerando as cadeiras.

15. Usar baldes com solução sanitizante com cloro para desinfetar pegadores de mãos e utensílios em geral da padaria.

16. Máscaras devem ser utilizadas somente por pessoas do grupo de risco
ou que contenham algum quadro infeccioso.

17. Reforçar a vacinação de todo a equipe de funcionários e empresários.

18. Padarias que tem espaço para bares e happy hour podem analisar a restrição deste tipo de atividade, visto que é a sugestão do Ministério da Saúde.

Evite fake news

A propagação de notícias sobre a Covid-19 parece ser ainda mais rápida e nociva do que o próprio vírus. A indicação de soluções caseiras e medidas extremas não tem vindo de fontes confiáveis e, portanto, sugerimos que não
sejam consideradas.

Verifique toda e qualquer informação relevante no site do Ministério da Saúde que também tem notícias atualizadas que auxiliam o esclarecimento da população.





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