COMO FOI CRIADO O PROCESSO DE CONGELAMENTO DE ALIMENTOS

Já imaginou se não houvesse geladeira, freezers ou congeladores? Provavelmente você não estaria lendo este texto se o processo de congelamento de alimentos perecíveis não tivesse evoluído como aconteceu. Registros históricos revelam que chineses já utilizavam o gelo para preservar comida há mais de três mil anos.

Ainda que precária, a mistura do gelo e do sal foi responsável por preservar alimentos em diversas partes do mundo por muito tempo. Antes disso, podia-se apenas defumá-los com a fumaça do fogo ou secá-los ao sol, mas o período de conservação destas técnicas era breve.

A refrigeração se revela perfeita para o armazenamento de comida porque a temperatura abaixo de zero graus retarda a proliferação de bactérias e micróbios, preservando o alimento por bastante tempo. No entanto, depender das estações do ano e do clima das diferentes regiões do mundo era um problema, e foi apenas em 1834 que um americano, chamado Jacob Perkins, conseguiu produzir gelo artificial.

Daí para a invenção de refrigeradores elétricos passou-se 17 anos. A primeira geladeira doméstica, no entanto, data de 1879. Em 1924, o inventor americano Clarence Birdseye criou o primeiro processo de congelamento rápido, que daria origem à indústria de alimentos congelados para serem preparados em casa.

A Pitlak produz alimentos congelados há mais de 10 anos e acompanhou de perto a exponencial evolução tecnológica do segmento ao longo desse período. Hoje, a marca atua nos segmentos de panificação, salgados e confeitaria com produtos tão frescos e saborosos quanto os feitos na hora.

Fonte: Pitlak





Facebook Posts

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: Session has expired on Saturday, 10-Nov-18 08:15:14 PST. The current time is Thursday, 15-Nov-18 12:43:03 PST.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 463
Please refer to our Error Message Reference.

VAMOS CONVERSAR

O que achou do nosso conteúdo? Divida sua opinião e comentários conosco.

FALE CONOSCO