AS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM VENDEDOR
O departamento de vendas é o coração de uma empresa. Por isso, na hora de escolher o seu vendedor, é preciso ser criterioso. Nenhuma companhia, seja grande, média ou pequena, quer sofrer um “infarto”, não é?
O primeiro passo para escolher um bom vendedor é fazer uma boa seleção. Algumas pessoas nasceram para vender e o gestor, ou o responsável pela seleção, deve estar atento a isso.
Na hora de fazer a escolha, a experiência deve ser vista como um ponto positivo, mas preparo emocional, dominância, agilidade, rapidez e alta extroversão são mais importantes ainda.
Um estudo realizado pela Arquitetura Humana, empresa especializada em planejamento humano, mostra que uma equipe com as características acima pode aumentar em até 22% o valor das transações de vendas. Para chegar ao resultado, os pesquisadores entrevistaram 1.006 vendedores de concessionárias. O estudo foi publicado na revista Exame. Veja alguns resultados abaixo:
Um ótimo vendedor
De acordo com o levantamento, alguém que domina o seu produto e sabe do mercado vende R$ 55.791 a mais por mês. Sobretudo, aquela pessoa extrovertida, que se dá bem em qualquer lugar que chega, vende R$26.104 a mais do que os outros no final do mês.
Outro ponto interessante da pesquisa é a questão da informalidade. Quando o vendedor sabe tratar o
como igual, sem formalidade, chega a vender R$62.151 a mais no mês.
“Fechadores de negócio”
Agora, as pessoas que mais têm perfil para serem vendedoras são aquelas com “alto impacto” e as “fechadoras de negócio”. As pessoas de “alto impacto” são aquelas que causam impacto quando chegam ao ambiente. Elas, de acordo com a pesquisa, vendem R$ 70 mil a mais no final do mês.
Já os “fechadores de negócio” são aqueles que não aceitam o “não” como resposta. Esse tipo de vendedor, que consegue conquistar o cliente por meio da negociação, vende R$ 86 mil a mais no final do mês.
Fonte: Pitlak
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