APRENDA A HARMONIZAR A COMBINAÇÃO DE PÃES E VINHOS

Os pães e os vinhos carregam uma enorme simbologia cultural, histórica e religiosa para muitos países. Além disso, são vitais para a economia e alimentação de vários povos ao redor do mundo. Eles são utilizados como entrada ou saída de refeições, por isso, são tão apreciados por chefs de cozinha e cozinheiros amadores, pelos quatro cantos do planeta.

 

Harmonizar pães e vinhos é uma prática tão antiga, que até parece ser fácil. Porém, existem segredos nesta tarefa que muitos desconhecem e acabam “trocando os pés, pelas mãos” ao servir essa combinação milenar.

 

A regra é utilizar pães e vinhos de sabores complementares, nunca contrapostos. Pães com chocolate ou frutas, por exemplo, são muito bons com champanhes. Já os pães com sabores mais fortes, como queijo gorgonzola, são excelentes companheiros para os vinhos tintos. Confira algumas regrinhas básicas de harmonização entre pães e vinhos:

 

Ciabattas e champanhe, uma combinação leve a agradável

A acidez do champanhe o torna um ótimo companheiro gastronômico. Os mais leves são feitos com Chardonnay”, ótimos para serem harmonizados com pães de aveia ou de chocolate. Para os champanhes “Blanc de Noir” (geralmente feitos com “Pinot Noir”), a dica é harmonizá-los com ciabattas tradicionais e patês frios. Outra excelente combinação ocorre entre champanhes e as ciabattas com mortadela italiana.

 

Pães gourmet e vinho tinto, um clássico

Entre os tintos, existe uma enorme variabilidade de sabores. Da uva Malbec a uva Syra, todos são perfeitos para harmonizações com pães gourmet, que apresentam inusitadas misturas de sabor. Vinhos da uva Syra são ótimos companheiros para pães com sabores acentuados, como os que contém azeitonas e queijos fortes.

 

Os defumados pedem um vinho branco

Os vinhos brancos não-amadeirados são ótimos casamentos para queijos e frios defumados. O provolone é o principal companheiro desse tipo de vinho. Pães de figo seco com provolone são ideais para esse tipo de casamento de sabores.

 

Com essas dicas básicas já é possível evitar as gafes na hora de harmonizar sabores. Combine seus vinhos favoritos com os pães e ciabattas de altíssima qualidade da Pitlak. O resultado dessa combinação será de um requinte superior. Aprecie!

 

Fonte: Amo Pão





Facebook Posts

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: Error validating access token: Session has expired on Saturday, 10-Nov-18 08:15:14 PST. The current time is Wednesday, 22-May-19 23:49:45 PDT.
Type: OAuthException
Code: 190
Subcode: 463
Please refer to our Error Message Reference.

VAMOS CONVERSAR

O que achou do nosso conteúdo? Divida sua opinião e comentários conosco.

FALE CONOSCO