6 PASSOS PARA ABRIR UMA PADARIA DE SUCESSO

Após um período de queda com o fechamento de mais de 8 mil estabelecimentos na década de 90, o setor de panificação foi o que mais cresceu em nosso país nos últimos anos. Muitos empreendedores estão investindo nesse mercado, já que a tendência é de crescimento e, para manter-se em alta, não basta oferecer somente o pão francês de cada dia, é preciso estar atento as necessidades dos clientes que buscam sempre o ‘algo a mais’. Então criamos 6 passos para te ajudar a transformar seu sonho de abrir uma padaria em realidade, com foco no atendimento e na excelência de produtos.

 

1. Um novo negócio precisa de demanda. Ele deve resolver alguma necessidade do mundo. Neste caso, sua padaria deve resolver a necessidade do CLIENTE e ele deve ser o foco de tudo.

Abrir um negócio nunca é fácil. São, inegavelmente, tantas coisas para se preocupar e muitos empreendedores acabam esquecendo do principal: OS CLIENTES.

Entender o perfil do cliente e saber o que ele procura ao entrar em seu negócio faz toda a diferença. Portanto, antes de abrir o seu negócio levante o maior número de informações possíveis referente a esse público, o que procuram, quais são seus gostos, sua rotina, quais são suas características, que bairro moram. Sendo assim, quanto maior o número de informações você tiver deste cliente, maiores serão as chances de acertar em cheio e oferecer o que ele está procurando.

 

2. O perfil do cliente pode definir o local, ou o local pode definir o seu cliente.

Com o perfil do cliente definido, fica mais fácil escolher o local para abrir sua padaria. Caso você já possua um local, antes de definir o perfil do cliente, o caminho a ser seguido será o contrário, você irá abrir seu estabelecimento de acordo com o perfil do público da região. De acordo com as informações que você levantou sobre seu público, verifique se seu ponto fica no percurso que seu cliente faz ao retornar do trabalho (que é o horário de maior movimento em geral) e também como são os comércios da região. Foque principalmente no estudo de seus vizinhos. Coloque-se no lugar do cliente e estude as facilidades do local:

•Há fácil acesso para estacionar?

•O fluxo nos horários de pico é bom?

•Seu negócio terá fácil visualização para quem passa?

 

3. Faça um plano do seu negócio e defina de qual tipo ela é.

Alguns anos atrás as padarias limitavam-se somente em vender o básico: pães, frios, leite e cigarros.

Com o mercado passando a ficar cada vez mais exigente, as padarias tiveram que se adequar as exigências, e agora oferecem um mix muito maior de produtos e também de serviços como: mini café-colonial, acesso à internet (cyber café), para as regiões frias buffet de sopas no inverno, dentre outros.

Com isso, identificou-se a necessidade de segmentar os tipos de padarias. Os principais tipos são:

BOUTIQUE – São padaria localizadas em bairros nobres da cidade, aonde o público tem um maior poder aquisitivo. Oferecem produtos gourmets, frescos e também importados.

DE SERVIÇO – São padaria localizada em regiões centrais, em regiões de maior fluxo de pessoas, aonde existe maior concentração de lojas comerciais e escritórios.

DE CONVENIÊNCIA – São as padarias “tradicionais”, mais comum serem encontradas em bairros residenciais. O nome “conveniência” vem em decorrência do tipo de produtos oferecidos na loja. Além dos produtos típicos de padarias, eles também oferecem produtos julgados de “conveniência” podendo chegar até 3 mil itens a mais do que as demais padarias.

 

4. Defina o que irá precisar em estrutura.

Pense na definição de área de atendimento, caixas e bastidores da sua padaria. Em seguida, pense em vitrines, placas de sinalização, checkouts. Além disso, faça um levantamento de tudo que é necessário antes de iniciar. Além disso, algumas empresas, como a Pitlak, trabalham com equipamentos em comodato, dependendo do volume de compra, que podem auxiliá-lo.

 

5. Defina o que irá precisar em mão de obra.

Para saber a quantidade de funcionários que você vai precisar, é bom já ter uma ideia de como será a estrutura do estabelecimento, o horário de funcionamento, além do fluxo de clientes esperado. Então com essas informações você já terá uma base de quadro de funcionários inicial.

Normalmente no início o quadro fica um pouco inchado, para evitar faltar mão de obra. Então, a medida que você for pegando o ritmo do seu negócio, poderá ir ajustando, para mais ou para menos. Importante citar aqui que a Pitlak também ajudamos neste quesito, treinando sua equipe profissional e os ajudando a trabalhar com os produtos congelados.

Ainda há uma facilidade com os itens prontos para o balcão que, com a toda certeza, diminui a quantidade de tempo investido na preparação e diversificam seu mix ofertado.

 

6. Faça o planejamento financeiro para abrir sua padaria.

Assim como qualquer negócio, abrir uma padaria requer um investimento inicial. Para que a sua padaria seja competitiva, é interessante oferecer vários produtos em seu mix, quanto mais produtos você quiser oferecer, maior será o seu investimento.

Por isso as opções prontas da Pitlak podem auxiliar nesta variedade sem onerar seu investimento inicial.

Tendo estes 6 passos definidos você conseguirá ter a base de planejamento para abrir sua padaria. Certamente, nós possuímos profissionais capacitados e produtos com alta qualidade para lhe auxiliar e transformar seu negócio em um sucesso. Conte conosco.





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